quinta-feira, 26 de junho de 2008

A informática na educação pode mudar a forma de ensinar


Muitos docentes que possuem amplo domínio do conteúdo que ministram não sentem disposição de mudar o método que estão utilizando de longa data para introduzir inovações. Entretanto, a introdução da tecnologia da informação como ferramenta de trabalho é essencial à formação de todas as profissões e sua introdução possibilita o desenvolvimento de habilidades que estão sendo exigidas pelo mercado de trabalho. Ela possibilita uma forma de aprendizado mais ampla, em que os alunos trabalham em grupo, comunicam-se através da Internet e desenvolvem habilidades de localizar, sintetizar e divulgar informações, ao mesmo tempo em que vão dominando o conteúdo programático do curso.
Diante desses pressupostos é necessário que o educador organize treinamentos, começando com as áreas mais proficientes em tecnologia. Montar vários projetos sem desprezar a importância do treinamento. Os professores precisam reprogramar sua forma de ensinar usando as facilidades da Internet, da comunicação e trabalho em grupo. Para que eles possam incorporá-las às suas aulas, eles necessitam ficar bastante confortáveis com uso dessas tecnologias. Os projetos devem ter a liberdade de experimentar e de fracassar, funcionando como uma experiência de aprendizado para os docentes. Procurar parcerias do mercado com empresas, ou consultores, para auxiliá-los na elaboração dos projetos. O uso da tecnologia da informação no ambiente escolar é em geral voltado ao desenvolvimento de novas teorias, à análise crítica das novas metodologias e não ao uso eficiente do que já está bem estabelecido e consolidado no mercado.
Na verdade a principal razão é que o corpo docente não desfruta dessa tecnologia e seus integrantes possuem diferentes níveis de habilidades técnicas e diferentes níveis de interesse na tecnologia. A grande variedade de disciplinas faz com que não haja uma forma simples de integrar a tecnologia da informação ao currículo. E isso faz com que dificulte muito a realização desse trabalho na escola, pois os professores precisam se interagir e programar em conjunto o planejamento das aulas.

Nenhum comentário: